Coworking online ou CoWorking virtual

 

Alguns de vocês podem estar familiarizados com o conceito de coworking, mas talvez ainda seja um conceito novo e embaçado. Em resumo, coworking é a prática de trabalhadores independentes que compartilham um ambiente de trabalho. Você vai ouvir muitas vezes sobre coworking espaços. De acordo com Deskmag, um espaço de coworking é essencialmente qualquer espaço de trabalho que tem estruturas flexíveis e que é projetado para e por pessoas com atípico, novos tipos de trabalho – e que não é exclusivamente para as pessoas de uma determinada empresa. Com mais de 4200 espaços de coworking já operando na Europa e nos EUA e um número estimado de 37.000 espaços de coworking em todo o mundo até 2018 (Deskmag), é sem dúvida uma tendência crescente.

 

E o coworking virtual? Este é um conceito relativamente novo que ainda não foi discutido em detalhes. Poderia ser descrito simplesmente como tudo em que consiste um espaço de coworking, mas no mundo virtual. O que isso significa exatamente?

 

Vamos começar imaginando que você está no seu escritório no espaço de coworking. Você está sentado ao lado de seus colegas de trabalho, suas notas e laptop na mesa, seus documentos em pastas separadas nas prateleiras e sua agenda aberta para ver o que você precisa fazer ou escrever novas tarefas. Pode haver uma placa na parede atrás de você que mostra quem está trabalhando em que, e um calendário para escrever datas importantes da empresa e prazos estritos. Este é o seu ambiente de trabalho físico . Isto é o que estamos familiarizados com hoje. Você pode ser cercado por pessoas de diferentes empresas andando em torno do local de trabalho aberto, ou você pode estar em um espaço de coworking que oferece salas privadas, mas tem uma cozinha e sala de estar comum para conhecer outras pessoas.

 

 

Agora imagine tudo isso em um ambiente on-line.

 

 

Suas notas e documentos são organizados digitalmente em seu espaço de trabalho on-line . Você pode enviar uma mensagem a seus colegas de trabalho on-line e postar seus comentários diretamente ao lado de cada arquivo ou anotar que eles compartilham. Comunicar em tarefas um do outro é ainda mais fácil do que pessoalmente. Datas e prazos são todos claramente comunicados e compartilhados entre todos os envolvidos. Reunião outros colegas de empresas diferentes se estende além do próprio espaço coworking . Empresas de todo o mundo podem ser pesquisadas, estendendo o alcance da rede que você poderia ter tido em um espaço de coworking físico. Você já não tem que esperar a oportunidade de cumprimentar alguém com um tapinha nas costas para iniciar um negócio ou relacionamento pessoal. Em vez disso, você pode fazê-lo imediatamente on-line.

 

Coworking virtual é, simplesmente, coworking em um ambiente de trabalho on-line.

 

Como a importância de estar conectado on-line cresce mais e mais, trazendo coworking online é, sem dúvida, o próximo passo. Nós vivemos em um mundo onde quase não há barreiras físicas para o trabalho em equipe, como podemos nos comunicar uns com os outros em qualquer lugar a qualquer momento.

 

Fontes:

Http://www.marketer.com/Article/Internet-Hit-3-Billion-Users-2015/101160