Ato, fato & negócio jurídico





httpv://www.youtube.com/watch?v=XvyMG0z0FZY

Tradução da música – Site terra.com.br

Biografia e discografia de Carla Bruni – Site Wikipédia

———————————————————————–

vontade (Fonte – Dicionário Michaelis)
von.ta.de
sf (lat voluntate) 1 A principal das potências da alma, que inclina ou move a querer, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. 2 Psicol Impulso para agir em todas as fases de desenvolvimento ou, mais especificamente, o processo de volição; em sentido mais estrito, uma atividade precedida de elaboração mental de antecipação, incluindo opção ou escolha; é nesse aspecto que, na concepção popular, leva a associar a idéia de vontade a uma significação moral, relacionada com certa hierarquia de valores. 3 Capacidade de tomar livremente uma deliberação. 4 Energia, firmeza de ânimo, fortaleza e perseverança no querer ou realizar. 5 Desejo, intenção, pretensão, deliberação, determinação. 6 Resolução. 7 Capricho, fantasia, veleidade. 8 Arbítrio, mando. 9 Gosto, prazer. 10 Propensão natural e mais ou menos irresistível para a prática de certo ato ou para a realização de certo resultado; apetite. 11 Empenho, interesse, zelo. 12 Necessidade física ou moral. sf pl Desejos, apetites, fantasias relativas a todas as coisas da vida. V. de ferro: vontade inabalável. V. estável: vontade firme, que não varia. V. implícita: a que se manifesta mais por fatos que por palavras. À vontade: a gosto, comodamente, sem cerimônia, sem se atrapalhar, sem sentir embaraços ou dificuldades Boa vontade: disposição favorável. Com vontade: com gana; com prazer; com zelo e afinco. Contra a vontade: com coação; com repugnância; constrangidamente. Má vontade: disposição desfavorável.

O que é um simples ato, fato ou negócio segundo o dicionário?

Fonte – Dicionário Michaelis

ato1
a.to1
sm (lat actu) 1 Aquilo que se faz ou se pode fazer: Ato patriótico. 2 Decisão, deliberação ou determinação do poder público. 3 Rel Exteriorização de certos sentimentos, convicções, desejos ou propósitos: Ato de contrição, ato de esperança etc. 4 Rel Prece que contém essa exteriorização. 5 Rel Ação de receber os sacramentos: Ato do batismo. 6 Cada uma das partes em que se divide uma peça teatral: Comédia em três atos. A. contínuo: imediatamente, constantemente, continuamente. A. de insubordinação, Dir trab: descumprimento, por parte do empregado, de ordem específica e lícita a ele dirigida pelo empregador ou superior hierárquico. A. jurídico, Dir: ato lícito que tem por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. A. jurídico perfeito, Dir: o já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. A. solene, Dir: o que deve submeter-se a certas formalidades, cuja omissão traria consigo nulidade.

———————————————————————–

fato2
fa.to2
sm (lat factu) 1 Coisa ou ação feita. 2 Acontecimento, sucesso. 3 Aquilo de que se trata. 4 O que é real. De fato: com efeito. Estar ao fato: estar ciente, ser sabedor.

———————————————————————–

negócio
ne.gó.cio
sm (lat negotiu) 1 Comércio, tráfico, transação comercial. 2 Contrato, ajuste. 3 Qualquer casa comercial. 4 Empresa. 5 Questão pendente; pendência. 6 pop Coisa, objeto. 7 pop Qualquer coisa cujo nome não ocorre no momento. Negócio apagado: aquele em que não se torna a falar; negócio que não teve continuação ou resultado. Negócio bicudo: o que é difícil ou trabalhoso. Negócio da China: o que é muito lucrativo ou vantajoso. Negócio de arromba: o que deixa grande lucro. Negócio de comadres: intrigas. Negócio de compadres: negócio em que intervém o favor em vez da justiça. Negócio de ocasião: bom negócio ou boa oferta. Negócio de orelha: barganha de um objeto por outro, sem volta. Negócio de pai para filho: negócio em que a vantagem é considerada excessiva para a parte a quem se oferece. Negócio em verde: o mesmo que negócio verde. Negócio escabroso: negócio difícil de tratar; negócio escuso. Negócio furado: o que saiu contra a nossa expectativa. Negócio mastigado: o que, antes de realizado, é bem considerado e refletido. Negócio verde: o que está apenas em projeto, ou só em princípio de execução

————————————————————————-

É considerado ato, fato ou negócio jurídico quando:

MODIFICA DIREITOS

ADQUIRE DIREITOS

RESTRINGE DIREITOS

TRANSFERE DIREITOS

EXTINGUE DIREITOS

PS: O conteúdo acima foi preparado para ser explicado exclusivamente em sala de aula do curso TTI, tendo a finalidade apenas ilustrativa.